sábado, 15 de junho de 2013

Plano de aula MMC

PLANO DE AULA MMC


SÉRIE: 6° ANO

TEMA 1 NÚMEROS E OPERAÇÕES

CONTEÚDO:  MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E DIVISIBILIDADE

OBJETIVO GERAL:  compreender a idéia de múltiplo comum entre dois ou mais números naturais;
Saber determinar os divisores de um número natural;
Resolver problemas envolvendo a idéia de mínimo múltiplo comum ou máximo divisor comum;
Saber identificar se um número é primo ou não;
Decompor um número em seus fatores primos.

HABILIDADE
 H 02 GIII
Estabelecer relações entre números naturais tais como”ser múltiplo de”, “ser divisor de”e reconhecer números primos e compostos.

JUSTIFICATIVA

Fazer com que os alunos  ampliem o seu conhecimento em relação aos principais conteúdos relacionados aos números naturais:
Múltiplos e divisores de um número natural, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, divisibilidade, números primos, decomposição em fatores e potenciação.


ESTRATÉGIA

Atividades e exercícios envolvendo observação de regularidades em sequências numéricas, obtenção de múltiplos e divisores, obtenção de números primos e expressões numéricas envolvendo as cinco operações;
Resolução de problemas envolvendo a noção de mínimo múltiplo comum ou máximo divisor comum.

PROCEDIMENTOS

Em"Aritmética da Emília", temos uma forma muito divertida e dinâmica de ensinar aos pequenos, a decomposição por fatores primos. seria de grande valia ter sempre este livrinho a mão para criar um ambiente estimulador . O grande barato disso é a leitura em voz alta para seus alunos , como se estivesse contando uma história mesmo, e as ilustrações chamam muito a atenção dos pequenos. Lembrando que os primeiros primos são 2,3,5,7,11..., e que o único primo par é o 2, a Narizinho entende que sempre deve começar dividindo os números por 2,mesmo que haja outros números que podem ser divididos por 3 ou por 5, quando os mesmos são divisíveis por 2, e ir dividindo até não ter como dividir mais por 2 e passar para o próximo primo, que é o 3. Vale lembrar também a definição e Número Primo : é aquele que possui apenas 2 divisores, o 1 e ele mesmo. Encontramos livros didáticos que afirmam que o 1 é primo, pois, sabemos que não é. Ele só tem 1 divisor, não cabendo na definição de Números Primos. Podemos começar dizendo que o MMC pode ser encontrado por meio dos Múltiplos dos números e depois ver qual o número é comum nos dois conjuntos. Os alunos vão falar .." Assim é muito fácil..", aí perguntamos: " E quando os números forem muito grandes, como vai fazer?". Daí , entra a hora de dizer que o método de decomposição por fatores primos é mais conveniente e mais rápido(No livro tem figuras explicativas).


RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS

 Livro “Aritmética da Emília”
Experiências Matemáticas 5ª série.
Ativ. 9: Múltiplos e Divisores. p.93
Ativ. 10: Brincando com divisores. p. 107.
Ativ. 14: O maior divisor Comum. p. 135.
Ativ. 15: O menor múltiplo comum. p.143.
Ativ. 20: As técnicas facilitam a nossa vida. p.187.
Ativ. 26: É divisível. p. 265.
São Paulo: SE/CENP, 1994.
Experiências Matemáticas 5ª série.
Ativ. 13: Os primos. p.129.
Ativ. 20. As técnicas facilitam a nossa vida. p. 187.


AVALIAÇÃO

A avaliação de aprendizagem desses conteúdos dve ser realizada de forma contínua pelo professor, por meio de listas de exercícios e/ou atividades em grupo. Essa avaliação é importante para indicar ao professor qual é o ritmo adequado para as aulas e quais pontos devem ser retomados em função das dificuldades apresentadas pelos alunos.


Este plano de aula faz parte do curso MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO.: realizado pela Secretaria de Educação do Estado São Paulo.

2 comentários: