terça-feira, 4 de junho de 2013

Leitura e literatura nas aulas de Matemática







Interagir a literatura às aulas de Matemática contribui para que o aluno aprenda e faça Matemática explorando lugares, características e acontecimentos da História.
Tal procedimento propicia ao aluno:
-relacionar as idéias matemáticas à realidade e às demais disciplinas;
-explorar problemas e descrever resultados;
-estabelecer ligações cognitivas entre a linguagem, os conceitos da vida real e a linguagem   matemática formal, com destaque  ao vocabulário  matemático , à resolução de  problemas e ao desenvolvimento de noções  e conceitos matemáticos;
-participar  de forma  mais ativa, passando a emitir  opiniões , a desenvolver  habilidades  de pensamento, classificação , ordenação,  levantamento de hipóteses, interpretação  e formulação  de problemas;
-aprender novos conceitos e reforçar os que foram aprendidos;
-ouvir, ler e escrever sobre a Matemática de forma estimulante;
-interessar-se por situações  que apresentem  múltiplas  possibilidades  da  exploração , para  as quais – com a orientação  do professor podem ser desenvolvidas  questões e estratégias  de resolução.
O ideal é que o professor vá percebendo as preferências  e expectativas  dos alunos, tornando-as  como  um referencial   para as suas escolhas.
Outra sugestão é organizar uma lista com o título do livro, o nome do autor, a série em que está estudando, e os temas matemáticos que podem ser explorados.

Objetivo formação de um indivíduo autônomo  frente aos problemas , capaz de enfrentar obstáculos  e de desenvolver  suas habilidades  de argumentação, observando e deduzindo seu espírito crítico, que os alunos sejam  agentes   de suas aprendizagens , que se tornem leitores e escritores  em Matemática , que produzam algo  que tenha sentido  e utilidade para eles.

LEILA ZEITOUM DE SOUZA

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