Interagir a literatura às aulas de Matemática contribui para
que o aluno aprenda e faça Matemática explorando lugares, características e
acontecimentos da História.
Tal procedimento propicia ao aluno:
-relacionar as idéias matemáticas à realidade e às demais
disciplinas;
-explorar problemas e descrever resultados;
-estabelecer ligações cognitivas entre a linguagem, os
conceitos da vida real e a linguagem
matemática formal, com destaque
ao vocabulário matemático , à
resolução de problemas e ao
desenvolvimento de noções e conceitos
matemáticos;
-participar de
forma mais ativa, passando a emitir opiniões , a desenvolver habilidades
de pensamento, classificação , ordenação, levantamento de hipóteses, interpretação e formulação
de problemas;
-aprender novos conceitos e reforçar os que foram aprendidos;
-ouvir, ler e escrever sobre a Matemática de forma
estimulante;
-interessar-se por situações
que apresentem múltiplas possibilidades da
exploração , para as quais – com
a orientação do professor podem ser
desenvolvidas questões e
estratégias de resolução.
O ideal é que o professor vá percebendo as preferências e expectativas dos alunos, tornando-as como
um referencial para as suas escolhas.
Outra sugestão é organizar uma lista com o título do livro,
o nome do autor, a série em que está estudando, e os temas matemáticos que
podem ser explorados.
Objetivo formação de um indivíduo autônomo frente aos problemas , capaz de enfrentar
obstáculos e de desenvolver suas habilidades de argumentação, observando e deduzindo seu
espírito crítico, que os alunos sejam
agentes de suas aprendizagens ,
que se tornem leitores e escritores em
Matemática , que produzam algo que tenha
sentido e utilidade para eles.
LEILA ZEITOUM DE SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário