Sugestão de Atividades
Para que a
aprendizagem dos números decimais seja significativa, seu estudo pode começar
com uma pesquisa em jornais, revistas ou mesmo nos espaços frequentados plos
alunos: cantina da escola, shopping, supermercados.
Os alunos deverão
trazer para a sala de aula esses
números com vírgulas, e verificar em que
contextos aparecem.
Os números
decimais estão presentes na representação do nosso sistema monetário, nos
sistemas de medida, nos índices financeiros entre outros. Eles devem ser
valorizados e explorados em conjunto
com o trabalho de medidas . As atividades
a seguir apontarão
estratégias de como pode ser
viabilizado.
Com a
compreensão dos números decimais, os
alunos conseguirão um trabalho dentro de
um contexto atual.
O objetivo
desta aula é ampliar e construir novos significados para os números racionais a partir de sua
utilização no contexto social e na análise de alguns problemas históricos que motivaram sua construção.
Álgebra e padrões geométricos
Já vimos que
uma das finalidades da Álgebra elementar
é permitir que se façam generalizações de fatos e
propriedades aritméticas.
Assim, por
exemplo, a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição pode
ser expressa pela igualdade: a(x+y)=ax+ay.
Também usamos
a Álgebra para generalizar o cálculo da área de um retângulo:A=bxh.
A álgebra nos ajuda a solucionar também
problemas que parecem adivinhações, como
este:
Escolha um
número natural qualquer, adicione-lhe 3, duplique o valor obtido, subtraia 4
desse resultado, subtraia o dobro do número inicialmente pensado, adicione 3,
novamente.
É possível
garantir que, não importa qual seja esse
númer, o resultado final será sempre 5? Dê sua opinião.
Ângulos
O estudo de geometria se apoia em alguns conceitos
fundamentais entre os quais o de ângulo. A compreensão desse conceito requer um
trabalho de visualização, em que os alunos poderão utilizar dobradura, observar
mudanças de direção, descrever algumas
trajetórias ou girar o próprio corpo.
Os alunos
também poderão reconhecer ângulos no ambiente
que os rodeia, localizados, por exemplo, nos cantos da sala de aula,
nos armários e nas portas.
Nos movimentos
efetuados ao abrir ou fechar uma persiana, uma porta ou uma janela basculante,
espera-se que os alunos percebam a variação
das medidas dos ângulos formados (maiores ou menores
que 90 grau).
O Ensino da Matemática
A matemática
desempenha um importante papel na formação do cidadão, pois fornece ferramentas
que permitem ao ser humano desenvolver estratégias, enfrentar desafios,
comprovar e justificar resultados ,
entre outras atividades. Além disso, estimula acriatividade , o
desenvolvimento do raciocínio lógico, a
iniciativa pessoal e o trabalho
coletivo.
Conhecer os
objetivos gerais para o ensino fundamental
de Matemática é essencial para que sejam obtidos bons resultados no
processo ensino e aprendizagem.Esses objetivos são:
-Identificar
os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo
à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característica
da matemática, como aspecto que estimula
o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da
capacidade para resolver problemas.
Postado por : LEILA ZEITOUM DE SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário