sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sugestão de Atividades


Para que a aprendizagem dos números decimais seja significativa, seu estudo pode começar com uma pesquisa em jornais, revistas ou mesmo nos espaços frequentados plos alunos: cantina da escola, shopping, supermercados.
Os alunos deverão trazer para a sala de aula  esses números  com vírgulas, e verificar em que contextos aparecem.
Os números decimais estão presentes na representação do nosso sistema monetário, nos sistemas de medida, nos índices financeiros entre outros. Eles devem ser valorizados  e explorados  em conjunto  com o trabalho  de medidas . As  atividades  a seguir  apontarão estratégias  de como pode ser viabilizado.
Com a compreensão dos números  decimais, os alunos conseguirão  um trabalho dentro de um contexto atual.
O objetivo desta aula é ampliar e construir novos significados  para os números racionais a partir de sua utilização no contexto social e na análise de alguns problemas históricos  que motivaram sua construção.

Álgebra e padrões geométricos


Já vimos que uma das finalidades da Álgebra elementar  é permitir  que  se façam generalizações de fatos e propriedades  aritméticas.
Assim, por exemplo, a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição pode ser expressa pela igualdade: a(x+y)=ax+ay.
Também usamos a Álgebra para generalizar o cálculo da área de um retângulo:A=bxh.
A  álgebra nos ajuda a solucionar também problemas  que parecem adivinhações, como este:
Escolha um número natural qualquer, adicione-lhe 3, duplique o valor obtido, subtraia 4 desse resultado, subtraia o dobro do número inicialmente pensado, adicione 3, novamente.
É possível garantir que, não importa  qual seja esse númer, o resultado final será sempre 5? Dê sua opinião.

Ângulos


O estudo  de geometria se apoia em alguns conceitos fundamentais entre os quais o de ângulo. A compreensão desse conceito requer um trabalho de visualização, em que os alunos poderão utilizar dobradura, observar mudanças   de direção, descrever algumas trajetórias ou girar o próprio corpo.
Os alunos também poderão reconhecer ângulos no ambiente  que os rodeia, localizados, por exemplo, nos cantos da sala de aula, nos  armários e nas portas.
Nos movimentos efetuados ao abrir ou fechar uma persiana, uma porta ou uma janela basculante, espera-se que os alunos percebam a variação  das medidas dos ângulos formados (maiores  ou menores  que 90 grau).

O Ensino da Matemática


A matemática desempenha um importante papel na formação do cidadão, pois fornece ferramentas que permitem ao ser humano desenvolver estratégias, enfrentar desafios, comprovar e justificar  resultados , entre outras atividades. Além disso, estimula acriatividade , o desenvolvimento  do raciocínio lógico, a iniciativa pessoal  e o trabalho coletivo.
Conhecer os objetivos gerais para o ensino fundamental  de Matemática é essencial para que sejam obtidos bons resultados no processo ensino e aprendizagem.Esses objetivos são:

-Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta  e perceber  o caráter de jogo intelectual, característica da matemática, como aspecto  que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.




Postado por : LEILA ZEITOUM DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário