PLANO DE AULA MMC
SÉRIE: 6° ANO
TEMA 1 NÚMEROS E
OPERAÇÕES
CONTEÚDO: MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E DIVISIBILIDADE
OBJETIVO GERAL: compreender a idéia de múltiplo comum entre
dois ou mais números naturais;
Saber determinar os divisores de um número natural;
Resolver problemas envolvendo a idéia de mínimo múltiplo
comum ou máximo divisor comum;
Saber identificar se um número é primo ou não;
Decompor um número em seus fatores primos.
HABILIDADE
H 02 GIII
Estabelecer relações entre números naturais tais como”ser
múltiplo de”, “ser divisor de”e reconhecer números primos e compostos.
JUSTIFICATIVA
Fazer com que os alunos
ampliem o seu conhecimento em relação aos principais conteúdos
relacionados aos números naturais:
Múltiplos e divisores de um número natural, mínimo múltiplo
comum e máximo divisor comum, divisibilidade, números primos, decomposição em
fatores e potenciação.
ESTRATÉGIA
Atividades e exercícios envolvendo observação de
regularidades em sequências numéricas, obtenção de múltiplos e divisores,
obtenção de números primos e expressões numéricas envolvendo as cinco
operações;
Resolução de problemas envolvendo a noção de mínimo múltiplo
comum ou máximo divisor comum.
PROCEDIMENTOS
Em"Aritmética da Emília", temos uma forma muito
divertida e dinâmica de ensinar aos pequenos, a decomposição por fatores
primos. seria de grande valia ter sempre este livrinho a mão para criar um
ambiente estimulador . O grande barato disso é a leitura em voz alta para
seus alunos , como se estivesse contando uma história mesmo, e as
ilustrações chamam muito a atenção dos pequenos. Lembrando que os primeiros primos
são 2,3,5,7,11..., e que o único primo par é o 2, a Narizinho entende
que sempre deve começar dividindo os números por 2,mesmo que haja outros
números que podem ser divididos por 3 ou por 5, quando os mesmos são divisíveis
por 2, e ir dividindo até não ter como dividir mais por 2 e passar para o
próximo primo, que é o 3. Vale lembrar também a definição e Número Primo :
é aquele que possui apenas 2 divisores, o 1 e ele mesmo. Encontramos
livros didáticos que afirmam que o 1 é primo, pois, sabemos que não é. Ele só
tem 1 divisor, não cabendo na definição de Números Primos. Podemos começar
dizendo que o MMC pode ser encontrado por meio dos Múltiplos dos
números e depois ver qual o número é comum nos dois conjuntos. Os alunos vão
falar .." Assim é muito fácil..", aí perguntamos: " E quando os
números forem muito grandes, como vai fazer?". Daí , entra a hora de dizer
que o método de decomposição por fatores primos é mais conveniente e mais
rápido(No livro tem figuras explicativas).
RECURSOS MATERIAIS E
TECNOLÓGICOS
Livro “Aritmética da
Emília”
Experiências
Matemáticas 5ª série.
Ativ. 9: Múltiplos
e Divisores. p.93
Ativ. 10: Brincando
com divisores. p. 107.
Ativ. 14: O maior
divisor Comum. p. 135.
Ativ. 15: O menor
múltiplo comum. p.143.
Ativ. 20: As
técnicas facilitam a nossa vida. p.187.
Ativ. 26: É
divisível. p. 265.
São Paulo: SE/CENP,
1994.
Experiências
Matemáticas 5ª série.
Ativ. 13: Os
primos. p.129.
Ativ. 20. As
técnicas facilitam a nossa vida. p. 187.
AVALIAÇÃO
A avaliação de aprendizagem desses conteúdos dve ser
realizada de forma contínua pelo professor, por meio de listas de exercícios
e/ou atividades em grupo. Essa avaliação é importante para indicar ao professor
qual é o ritmo adequado para as aulas e quais pontos devem ser retomados em
função das dificuldades apresentadas pelos alunos.
Este plano de aula faz parte do curso MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO.: realizado pela Secretaria de Educação do Estado São Paulo.
Ficou muito bom!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirBastante útil. imensamente adorei
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