terça-feira, 4 de junho de 2013

A linguagem da álgebra








Escrever textos matemáticos usando apenas palavras, com certeza, seria uma atividade bastante cansativa e pouco prática. A idéia de usar símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos surgiu por volta de 400 d.C., com Diofante de Alexandria, que viveu de 325 a 409.
Os símbolos criados por Diofante fizeram com que as expressões algébricas, até então escritas totalmente com palavras, pudessem ser representadas com abreviações. Esse matemático viveu numa época muito tumultuada: a da queda do Império Romano. Nesse período, a Matemática teve seu processo de desenvolvimento praticamente interrompido, pois as guerras tornaram-se o centro das preocupações de todos e muitos centros de estudos foram destruídos. Só em 650 d.C, aproximadamente, com a ascensão do Império Árabe, é que houve uma retomada dos estudos matemáticos.
De 786 a 809, no reinado do califa Haran AL- Rachid (o mesmo da história das Mil e uma noites), os muçulmanos conquistaram vários territórios e fizeram surgir grandes cidades, centros de comércio e de artesanato. As atividades comerciais desenvolvidas nesses centros, assim como viagens marítimas e através do deserto, provocaram na época grande desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.

E você? O que conhece a respeito da linguagem da Álgebra?

LEILA ZEITOUM DE SOUZA

Um comentário:

  1. É um bom e simples texto, mas, gostaria que ele fosse longo e falando de mais e mais matemáticos. Aí sim, heiin xD

    ResponderExcluir